Consultoria fiscal: o que é, para que serve e por que contratar
Você sabia que o Brasil é o 14° país no ranking da carga tributária? Isso mesmo! Atualmente 34% do PIB do país corresponde a impostos e tributações.
Além disso, ao empreender, é preciso estar preparado para lidar com um sistema tributário brasileiro complexo que possui leis antigas, inadequadas às novas tecnologias e ainda uma legislação em constante alteração.
O que não só atrapalha a gestão tributária das empresas, como também diminui o poder de compra da população, uma trava permanente no poder consumo e consequentemente na economia do país. Em meio a essa situação muitos empreendedores e empresários se vêem perdidos.
Em meio a isso, cada dia mais gestores têm procurado pelo apoio de serviços especializados como o consultoria fiscal.
Ficou curioso e deseja conhecer os benefícios deste modelo de serviço? Leia o artigo de hoje e conheça a consultoria fiscal! Vamos lá?
O que é consultoria fiscal?
A consultoria fiscal é um serviço, que pode ser contratado por diversos segmentos cujo objetivo é analisar e entender as questões tributárias de uma empresa.
Realizada por um consultor, ou seja, um especialista na área, esta importante ferramenta fornece à empresa uma visão externa e estratégica do negócio em relação a sua gestão de impostos.
Após estudar as condições da empresa e como ela faz a gestão de tributos, o consultor fiscal fará um diagnóstico da situação tributária. E em seguida recomendará uma série de ações com a finalidade de melhorar o desempenho da empresa em relação aos impostos.
Quer saber como a consultoria fiscal atua na sua empresa? Então continue a leitura e veja o próximo tópico!
Também vai gostar de: É possível pagar menos impostos? A importância do planejamento tributário para sua empresa.
O que faz uma consultoria fiscal?
A atuação de um consultor fiscal irá acontecer de forma direcionada, de acordo com as características e segmento de atuação da empresa atendida.
Isto porque, os impostos que incidem sobre os negócios estão diretamente ligados a atividade econômica, setor e porte. Porém, existem algumas ações que são comuns a qualquer consultoria fiscal veja quais são:
- Analise procedimentos fiscais que ofereçam oportunidade de economizar no recolhimento de impostos;
- Criação de estratégia legais para reduzir as cargas tributárias;
- Avaliar a possibilidade do uso estratégico de incentivos fiscais;
- Investigar documentos da empresa para verificar se existem direitos não exercidos por ela a fim de anular conflitos com o fisco e medidas semelhantes;
- Obter documentações fiscais necessárias para a empresa;
- Readequação tributária, caso seja necessário;
- Elaboração de planejamento tributário.
Para que serve uma consultoria fiscal?
A consultoria fiscal pode contribuir bastante para a organização das finanças da empresa, além de melhorar a gestão dos recursos financeiros.
Ademais ela também tem como função manter a empresa longe da ilegalidade, pois ajuda na manutenção de uma rotina de cumprimento das obrigações fiscais.
Assim evitando situações de inadimplência com o fiscal, contração de multas e penalidade e a ocorrência de acontecimentos mais graves, como processos judiciais por sonegação fiscal.
Qual é a diferença entre consultoria fiscal e consultoria tributária?
Apesar de serem conceitos parecidos, há diferença entre os dois está no tipo de profissional que realizará o serviço. Enquanto a consultoria fiscal o consultor é alguém especializado na área fiscal, já na consultoria tributária o consultor geralmente é especializado em contabilidade.
Outra diferença fundamental entre as duas consultorias é que a fiscal está mais voltada para o cumprimento das obrigações legais da empresa em relação ao Fisco, enquanto a tributária se dedica a cálculos e otimização do recolhimento de tributos.
Por que contratar uma consultoria fiscal?
Conforme dito ao longo deste conteúdo, contratar uma consultoria fiscal tem como finalidade melhorar e tornar mais estratégica a gestão dos impostos. Mas existem muitos outros motivos para contratar a uma consultoria fiscal:
- Adequar sua empresa às exigências fiscais determinadas pela legislação;
- Reduz gastos com tributos;
- Verifica se o modelo tributário é o mais vantajoso para a empresa;
- Aumentar a lucratividade de uma empresa, sobretudo porque, através do seu trabalho, pode-se diminuir a carga tributária de um negócio;
- Tornar a empresa mais competitiva, fazendo com que ela se destaque por operar de forma enxuta, maximizando seus resultados.
Quando uma empresa deve contratar uma consultoria fiscal?
A contratação de uma consultoria fiscal não deve ser feita somente quando a empresa está com problemas com o Fisco. Sendo recomendada principalmente para aqueles negócios que não possuem setor fiscal, ou profissionais capacitados para tal.
Contudo existem alguns sintomas que podem sim indicar uma necessidade mais latente de procurar o serviços:
- Irregularidades fiscais;
- Ter boa parte dos recursos destinada ao pagamento de tributos;
- Conflitos fiscais;
- Estar inadimplente com o fisco.
Já pensou em adotar a consultoria fiscal para a sua empresa? Então conheça a Jorgepla Contabilidade!
Somos uma empresa com 50 anos de experiência no mercado de serviços contábeis, oferecemos aos nossos clientes uma visão mais estratégica e profissional sobre a gestão de negócios. Tudo isso é feito por meio de suporte de profissionais altamente qualificados em diversas especialidades, entre em contato conosco!
O que achou deste conteúdo? Foi útil para você? Acesse o nosso blog para ver mais. E não deixe de seguir as nossas redes sociais!
Veja no nosso blog: Plano de ação para empresas: o que é e como desenvolver?