Empreender no Brasil: Conheça os principais desafios
Todo empreendedor, quando decide abrir o seu próprio negócio, precisa tomar conhecimento de todo o processo que irá enfrentar. Afinal de contas, são vários os desafios de se empreender no Brasil.
Desse modo, uma empresa de sucesso demanda que os seus gestores tenham conhecimento técnico acerca das burocracias envolvidas em um negócio. Além disso, é necessário bastante jogo de cintura para se estabelecer no mercado.
Ou seja, empreender no Brasil é um desafio que atua em duas frentes: as habilidades de um gestor e como ele se comporta no mercado. Quando esses fatores estão alinhados, é possível obter sucesso com um empreendimento.
No entanto, não estamos falando de um processo fácil e sem complicações. Muito pelo contrário, empreender no Brasil é um percurso repleto de obstáculos.
Com o intuito de ajudar os futuros empreendedores a superarem todos os desafios envolvidos em empreender, preparamos este artigo! Leia cada item com bastante atenção e conheça quais os principais desafios envolvidos ao empreender no Brasil.
Empreender no Brasil é uma boa ideia?
Atualmente, o sonho de começar o próprio negócio e se tornar chefe de si mesmo tem feito parte da vida de muitas pessoas.
Reflexo disso, é o número de empresas abertas no Brasil que bateu recorde no ano passado De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, entre os meses de janeiro e julho de 2019, cerca de 1,8 milhão de empresas foram abertas no país.
Dessa forma, empreender no Brasil tem se apresentado como uma boa alternativa para começar a ganhar dinheiro por conta própria.
No entanto, existem vários desafios envolvidos no processo de abrir um empreendimento que devem ser de conhecimento dos empreendedores. Muito além do que apenas abrir um negócio, os desafios se expandem para a manutenção de um negócio também!
Portanto, conheça a seguir quais são os principais desafios de se empreender no Brasil e como superar cada um deles!
Você também vai gostar:Ideias de Negócios para empreender em 2021.
1.Crédito no mercado
Toda empresa que está começando as suas atividades no mercado precisa de obter crédito para investir em seu negócio.
Além disso, é de extrema importância que uma empresa garanta fluxo de caixa para se manter no mercado. No entanto, passar por esse processo nos primeiros meses pode ser mais complicado do que aparenta.
Desse modo, é de extrema importância contratar financiamentos para que o funcionamento da empresa seja viabilizado.
Considerando todas as dificuldades envolvidas em obter crédito, o ideal é procurar por amigos próximos ou familiares que possam fazer um empréstimo para a sua empresa. O fator confiança pode ser fundamental para que este processo aconteça.
Outra alternativa é recorrer a programas do governo e a bancos que ofereçam condições especiais para empreendedores. Leve sempre em consideração a quantidade de juros, período de carência e qual crédito se adequa melhor à sua empresa.
2.Lidando com a concorrência
Um dos principais desafios de se empreender no Brasil diz respeito ao grande número de concorrentes no mercado. Atualmente, as empresas lidam com um mercado altamente competitivo, que pode desfavorecer novos empreendimentos.
Dessa forma, é de extrema importância que uma nova empresa busque um diferencial competitivo para os seus serviços.
Ou seja, é necessário investir em seus processos internos, a fim de se manter no mercado. Portanto, uma empresa pode investir no relacionamento com o cliente ou até mesmo no seu próprio serviço como diferencial.
3.Carga tributária
Um dos maiores erros que uma empresa pode cometer é não se organizar em relação ao recolhimento de impostos.
A tributação de uma empresa é um dos assuntos que mais tem gerado dúvidas na cabeça dos empreendedores. Com isso, a escolha de um regime tributário errado pode fazer com que um negócio pague mais impostos do que deveria.
Sendo assim, é de extrema importância contar com um serviço profissional especializado, como uma contabilidade.Um profissional contábil pode se tornar um parceiro de negócios, orientando o empreendedor acerca do melhor regime tributário para o seu negócio.
4.Profissionais capacitados
Com um mercado altamente competitivo, é fundamental que todo empreendedor procure atender às demandas do mercado.
Dessa maneira, é indispensável se capacitar e buscar se atualizar. A realização de cursos focados em empreendedorismo é de extrema importância para todo e qualquer empreendedor. Afinal de contas, o perfil empreendedor é um dos motivos que influencia tanto no sucesso como no fracasso de uma empresa.
Como você pode perceber, os desafios de se empreender no Brasil podem ser superados com muita organização e comprometimento. Além disso, contar com o suporte de uma empresa especializada, como uma contabilidade, é um fator que faz toda a diferença.
Então entre em contato com os profissionais da JorgePla Contabilidade, somos uma contabilidade com 50 anos de experiência, com uma visão estratégica, alto embasamento técnico e muita ética, somos referência na cidade de Porto Alegre, faça a abertura da sua empresa conosco.
O que você achou deste conteúdo? Foi útil para você? Então aproveite outros materiais como este, acesse o nosso blog e siga também as nossas redes sociais.
Aproveite e leia também: Despesas que a sua empresa precisa reduzir