JorgePla

É possível pagar menos impostos? A importância do planejamento tributário para sua empresa

Certamente ao empreender, muitos empreendedores, se deparam com inúmeros termos e estratégias que antes não possuíam conhecimento.  Dentre eles, existe o planejamento tributário.


Este documento, é de fundamental importância, que contribua para que o empreendedor possa conhecer a fundo o potencial de seu empreendimento, bem como os benefícios para sua estrutura. 


Desta forma, pensando em como ajudar os nossos leitores, preparamos este artigo. Aprenda agora a importância do planejamento tributário para sua empresa. Confira!


O que planejamento tributário?

planejamento tributário é um instrumento que permite a correta administração e controle de todo os compromissos fiscais de um negócio.


O seu funcionamento ocorre de forma similar ao planejamento financeiro, orçamentário e o de estoque. Que por sua vez, também funcionam otimizando o funcionamento do processos, aumentando lucro de um negócio, mas principalmente contribuindo na redução de despesas.


Diante disso, com a implementação de um bom planejamento tributário, se torna alcançar uma gestão mais eficiente, cujo foco seja no cumprimento de suas obrigações fiscais e legais. 


Continue lendo e aprenda a seguir quais os tipos de planejamentos tributários:


Planejamento tributário operacional


O planejamento tributário é um dos modelos mais adotados pelas empresas. isso porque, ele é considerado  como uma importante ferramenta em sua administração.


Sendo assim, durante sua aplicabilidade é realizado acompanhamento e controle das atividades financeiras como, a análise da situação fiscal, balanços periódicos e compromissos tributários


Planejamento tributário estratégico

Enquanto o planejamento estratégico, quando aplicado, antecede a realização do planejamento operacional. Assim, este modelo de planejamento e capaz de apontar quais são as melhores estratégias para o cumprimento de seus deveres fiscais.


Desta forma, durante a sua elaboração, também será preciso identificar qual o regime tributário adequado para o modelo de negócio.


Aprenda como reduzir impostos


Diante de tudo, que vimos explicando, o planejamento tributário tem como principal objetivo a elaboração de estratégias que permitem reduzir de forma legal os gastos de uma empresa com impostos.


No entanto, para que o empreendedor consiga reduzir os impostos pagos, será preciso adotar uma série de estratégias em sua rotina. Veja a seguir quais são:


Redução sobre as taxas

Um modo simples de reduzir impostos, lembrando de maneira legal,  é conseguir diminuir a contribuição com imposto como o Fator Acidentário de Prevenção. Desta forma, se torna possível minimizar os gastos com o pagamento do Seguro de Acidentes de Trabalho.


Além disso, outra opção viável e legal, de conseguir realizar a redução do pagamento de taxas é fazer o uso das políticas de incentivos fiscais, uma vez que, elas auxiliam no abatimento fiscal.


Diminuição da incidência de impostos

Todo empreendedor precisa ficar atento aos fatores operacionais. Isso porque são eles que  geram imposto em sua empresa. Desta forma, conhecê-los é  a melhor maneira de conseguir fazer uma redução nos fatores operacionais. 


Sendo assim, o gestor pode pesquisar quai são as melhores condições de isenção dos impostos municipais pagos, conseguindo assim que menos impostos incidam sobre seu empreendimento.


Como funciona o planejamento tributário?

Sabemos que o planejamento tributário, é uma importante ferramenta. Sendo assim, durante a etapa de criação do planejamento tributário, o empreendedor precisará compreender quais são os aspectos específicos de cada empresa, principalmente sobre sua a legislação tributária.


Sendo assim, é de fundamental importância contar com o apoio de um profissional contábil especializado.


Regimes tributários 

É de conhecimento geral, que o Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo. Sendo assim, ao optar por um  regime tributário,uma passa a ter definido uma  base de cálculo de tributos pagos.


Sendo assim, é importante estar atento às suas particularidade de cada modelo de negócio, para que consiga realizar de forma seguras todas às projeções futuras de seu faturamento.


Portanto, é preciso bastante atenção. Isso porque, ao longo do ano, muitos empreendedores, percebem que o regime tributário adotado no início de suas atividades não está mais compatível com sua movimentação. 


No entanto, uma alteração de regime tributário só pode ser feita ao fim de cada ano. Ou seja, o empresário irá permanecer em seu mesmo regime, correndo risco de pagar mais impostos do que realmente seria preciso.


Hoje, em nosso país, diferentes formatos jurídicos podem optar pelos regimes: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real


Certamente, cada um desses três modelos apresentam uma série de vantagens ao empreendedor. Dessa forma, é fundamental contar com auxílio e orientação um contador na hora de fazer a  sua escolha. 


Conte com uma contabilidade

Todo empreendedor precisa compreender que a contabilidade é  um dos principais alicerces de uma empresa de sucesso. Por isso, se torna tão importante contratar os serviços de uma empresa especializada e experiente no mercado. 


Nós, da Jorge Pla Contabilidade, trabalhamos com um sistema de atendimento ao cliente totalmente on-line, com muita interatividade, agilidade e segurança.


Gostou de nosso conteúdo? Aprenda mais lendo: Porque as empresas precisam de contabilidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *