JorgePla

Abertura de Empresas, Alterações Contratuais e Baixa de Empresas em Porto Alegre

Todo empreendedor, quando decide abrir o seu próprio negócio, precisa entender todas as etapas que ele está sujeito a passar. Estamos falando de processos como a abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Porto Alegre.


No entanto, o questionamento fica por parte do papel do empreendedor diante de processos assim. A falta de conhecimento técnico pode acabar virando um entrave, o que resulta em erros que podem comprometer a estrutura de um negócio.


Desse modo, recomenda-se a contratação de um serviço especializado como uma contabilidade para prestar suporte durante tais processos. Afinal de contas, os profissionais contábeis são especialistas na abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas.


Sendo assim, o que você, empreendedor, acha de entender melhor sobre cada um desses processos citados acima? A fim de tirar qualquer dúvida sobre este assunto, preparamos um material completo.


Continue acompanhando com atenção e descubra tudo o que você precisa saber sobre a abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Porto Alegre. Confira!


Como funciona a abertura de empresas?

Para compreender os processos de abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas, vamos abordar sobre cada um deles individualmente. Fato que nos faz começar do início, no momento de abrir o seu negócio.


O primeiro passo para todo empreendedor que deseja abrir uma empresa é tirar a sua ideia do papel. A abertura de uma empresa é uma das principais responsabilidades quando falamos em empreendedorismo.


Desse modo, todo empreendedor que deseja abrir a sua empresa em Porto Alegre deve, em primeiro lugar, elaborar um plano de negócios. Estamos nos referindo a um documento no qual todas as metas serão definidas, além de quais são os caminhos para alcançá-las.


Sendo assim, quando tal etapa é ignorada, um empreendimento pode começar a funcionar de maneira irregular. O que, consequentemente, pode vir a se tornar um problema ao passar dos anos.


Passado a elaboração do plano de negócios, chegou o momento de definir qual é o segmento de atividade do seu negócio. Os empreendedores possuem diante de si três opções: indústria, comércio atacadista e prestação de serviços.


O próximo passo será definir qual o melhor regime jurídico para a sua empresa. No Brasil, os empreendedores possuem algumas opções, que variam de acordo com a presença de sócios ou não. São eles:

  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Empresa Individual (EI);
  • Sociedade Limitada, Simples (SS) ou Anônima (SA);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).


Portanto, na hora de abrir a sua empresa em Porto Alegre, é fundamental contar com o suporte de um serviço especializado, como uma assessoria contábil. 


Alterações contratuais em Porto Alegre 

Pode acontecer, em algum momento da vida de um empreendimento, que o empreendedor precise fazer uma alteração no contrato social da sua empresa. Fato que faz com que ele passe pelo processo de alteração contratual.


Sendo assim, são vários os motivos que influenciam no processo de alterações contratuais de uma empresa. Dentre eles, nós podemos citar:

  • Mudanças no capital da empresa, seja aumento ou diminuição;
  • A entrada ou saída de algum sócio;
  • Mudanças no formato jurídico de uma empresa;
  • Dentre outros.


O processo de alteração contratual de uma empresa varia levando em consideração o estado e município que o empreendimento está localizado.


Contudo, existem algumas etapas que se apresentam como básicas. Com isso, elas não mudam. Passos como o fornecimento de informações sobre a empresa à Junta Comercial, Receita Federal e Prefeitura são indispensáveis.


Baixa em empresas em Porto Alegre

Finalizando a nossa lista dos processos de abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresa em Porto Alegre, isso porque diversos são os motivos que podem levar um empresário a optar por um desses processos.


Antes de entender como funciona o processo de dar baixa em empresas, precisamos admitir que ninguém gostaria de ver o seu empreendimento fechando, correto? O que demanda uma gestão empresarial consciente e assertiva.


Contudo, nem todos conseguem implementar uma gestão empresarial eficiente. O que pode acabar levando o seu negócio a fechar. Para dar baixa em uma empresa, é necessário também encerrar algumas atividades, como:

  • Débitos previdenciários;
  • Distrato social;
  • Tributos federais;
  • FGTS e CRF, mesmo que a empresa já não tenha mais funcionários;
  • Dar baixa no CNPJ;
  • Comparecer na Junta Comercial.


Agora, você acabou de compreender como funciona os processos de abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Porto Alegre. Reforçamos a importância do auxílio de uma assessoria contábil em cada uma destas etapas.


Nós, da Jorge Pla, queremos ajudar seu negócio a crescer! Trabalhamos com um sistema de atendimento ao cliente totalmente on-line, com muita interatividade, agilidade e segurança.



Acesse nosso blog para acompanhar mais conteúdos e dicas relevantes para seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *