Guia dos indicadores financeiros: entenda as métricas mais importantes para o seu negócio
De nada adiantará trabalhar diariamente, estudar o mercado, oferecer o melhor serviço para o cliente e não monitorar os indicadores financeiros de sua empresa.
São eles que irão aferir a real situação do negócio, dessa forma, é possível saber como anda a sua saúde financeira.
Os indicadores financeiros são fundamentais para o controle, organização e desenvolvimento da empresa.
Entendendo e analisando esses resultados, é possível otimizar a gestão de recursos e entender quais são as principais necessidades do negócio e o que mais deve ser feito para o seu crescimento.
Logo, é preciso saber como o negócio está performando para criar uma gestão financeira mais eficiente. Confira abaixo o guia dos indicadores financeiros:
O que são indicadores financeiros?
Os indicadores financeiros são dados e informações financeiras diretamente relacionadas ao lucro e à rentabilidade de um negócio.
São exemplos de indicadores financeiros:
- Índice de liquidez;
- Margem de contribuição;
- Fluxo de caixa;
- Regime de competência ou Demonstrativo de Resultado do Exercício.
Os indicadores financeiros são a forma mais segura para saber como anda o seu negócio.
Um erro muito comum é que os empreendedores usam apenas a quantidade de vendas fechadas para julgar como anda a performance da empresa.
Entretanto, o lucro da empresa não depende apenas da quantidade de vendas fechadas. Caso as vendas sejam feitas a prazo, elas devem ser contadas como inadimplência, visto que ainda não houve entrada de capital.
Talvez se interesse no artigo: 3 pilares para uma gestão financeira eficiente.
Guia dos indicadores financeiros
Margem de Contribuição
A margem de contribuição é a métrica que diz respeito a quanto o empreendedor ganha de cada produto ou serviço vendido.
Ou seja, trata-se do quanto sobra em dinheiro deduzindo os custos e despesas variáveis. A proposta deste indicador financeiro é entender qual é o impacto dos gastos fixos exercem sobre o lucro.
Esta métrica irá dizer o quanto os gastos fixos estão interferindo na geração de lucro.
Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)
MC (percentual) = (MC/Receita de Vendas) x 100%
Dessa forma, chegamos à seguinte conclusão: quanto menor for a margem de contribuição, mais vendas serão necessárias para gerar lucro. Para melhorar a margem, basta diminuir os gastos fixos.
Interpretando o resultado:
Uma empresa B vende 150 produtos por 5 reais, entretanto, para cada unidade produzida, são gastos 2,50 em custos variáveis e 2 reais em despesas variáveis.
Receita Total: Valor das vendas: 150 x 5 reais = 750
Custos Variáveis + Despesas Variáveis: (2,50 + 2,0 )x 100= 450
MC: 750 – 450 = 300
MC (Percentual): (300/750)x 100 = 40
Isso significa que a cada 100 reais vendidos a empresa obtém 40 reais em lucro.
Margem Líquida
A margem líquida tem relação direta com o lucro líquido — receita total – custo total — e as vendas da empresa. Ele mostra o percentual de lucro da empresa ao fim de um período x.
Para calcular a Margem Líquida basta:
Margem Líquida = (Lucro Líquido/Vendas) x 100
O resultado deste cálculo é o percentual de lucro líquido que a empresa teve para cada produto ou serviço vendido.
Interpretando o resultado:
Se a empresa A faturar 10 mil, mas precisar gastar 2 mil reais em matéria prima e mais 2 mil reais em despesas fixas e variáveis durante um certo período.
Ela terá alcançado o lucro líquido de 4 mil reais, aplicando esses valores no cálculo o resultado é 40. O que significa que a cada 100 reais vendidos 40 reais são de lucro.
Ponto de Equilíbrio Contábil
O ponto de equilíbrio é a receita mínima que um empreendimento precisa para se sustentar, ou seja, pagar todas as suas despesas e custos.
Por meio desse indicador, é possível aferir o valor mínimo de receita total que o negócio precisa para manter suas portas abertas.
Ponto de Equilíbrio Contábil = Despesas Fixas / Margem de Contribuição
Índice de Endividamento Geral
Este indicador se trata do percentual de bens e direitos que estão comprometidos com as obrigações da empresa.
Para entender melhor, é necessário compreender os conceitos de ativo e passivo:
- Ativo – compreende todos os direitos e bens patrimoniais da empresa como dinheiro no caixa, móveis, imóveis, maquinário, mercadorias em estoque (bens) e contas e empréstimos a receber (direitos);
- Passivo – são as obrigações de pagamento da empresa como: salários, empréstimos a pagar, fornecedores a pagar, tributos.
As informações acima são fundamentais para determinar o Índice de Endividamento Geral e o Balanço Patrimonial.
Veja o Cálculo:
Índice de Endividamento Geral = (Passivo / Ativo) * 100
Se o seu ativo vale 60 mil e o seu passivo, 200 mil, isso significa que 30% da sua empresa está comprometida com dívidas. O ideal é que esse percentual fique o mais longe possível de 100%.
Esse índice também indica as chances da empresa se tornar inadimplente.
Leia mais sobre: Despesas que a sua empresa precisa reduzir.
Índice de Lucratividade
A lucratividade é um percentual relacionado ao lucro líquido e o número de vendas fechadas.
Índice de Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100
Índice de Rentabilidade
Com a rentabilidade, é possível aferir a relação entre lucro líquido com valor investido no negócio.
A partir do percentual de rentabilidade, o empreendedor pode saber o quanto seu investimento inicial está rendendo.
Índice de Rentabilidade = (Lucro Líquido / Investimento Inicial) x 100
Sim, são muitos indicadores financeiros e cálculos a serem feitos, mas os indicados são essenciais para traçar novas estratégias e fazer orçamento empresarial e planejamentos do negócio.
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