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Guia dos indicadores financeiros: entenda as métricas mais importantes para o seu negócio

De nada adiantará trabalhar diariamente, estudar o mercado, oferecer o melhor serviço para o cliente e não monitorar os indicadores financeiros de sua empresa.


São eles que irão aferir a real situação do negócio, dessa forma, é possível saber como anda a sua saúde financeira.


Os indicadores financeiros são fundamentais para o controle, organização e desenvolvimento da empresa. 


Entendendo e analisando esses resultados, é possível otimizar a gestão de recursos e entender quais são as principais necessidades do negócio e o que mais deve ser feito para o seu crescimento. 


Logo, é preciso saber como o negócio está performando para criar uma gestão financeira mais eficiente. Confira abaixo o guia dos indicadores financeiros:


O que são indicadores financeiros?

Os indicadores financeiros são dados e informações financeiras diretamente relacionadas ao lucro e à rentabilidade de um negócio.


São exemplos de indicadores financeiros:

  • Índice de liquidez;
  • Margem de contribuição;
  • Fluxo de caixa;
  • Regime de competência ou Demonstrativo de Resultado do Exercício.


Os indicadores financeiros são a forma mais segura para saber como anda o seu negócio.


Um erro muito comum é que os empreendedores usam apenas a quantidade de vendas fechadas para julgar como anda a performance da empresa.


Entretanto, o lucro da empresa não depende apenas da quantidade de vendas fechadas. Caso as vendas sejam feitas a prazo, elas devem ser contadas como inadimplência, visto que ainda não houve entrada de capital.


Talvez se interesse no artigo: 3 pilares para uma gestão financeira eficiente.


Guia dos indicadores financeiros

Margem de Contribuição

A margem de contribuição é a métrica que diz respeito a quanto o empreendedor ganha de cada produto ou serviço vendido.


Ou seja,  trata-se do quanto sobra em dinheiro deduzindo os custos e despesas variáveis. A proposta deste indicador financeiro é entender qual é o impacto dos gastos fixos exercem sobre o lucro.


Esta métrica irá dizer o quanto os gastos fixos estão interferindo na geração de lucro.


Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)


MC (percentual) = (MC/Receita de Vendas) x 100%


Dessa forma, chegamos à seguinte conclusão: quanto menor for a margem de contribuição, mais vendas serão necessárias para gerar lucro. Para melhorar a margem, basta diminuir os gastos fixos.

Interpretando o resultado:


Uma empresa B vende 150 produtos por 5 reais, entretanto, para cada unidade produzida,  são gastos 2,50 em custos variáveis e 2 reais em despesas variáveis.


Receita Total: Valor das vendas: 150 x 5 reais = 750

Custos Variáveis + Despesas Variáveis: (2,50 + 2,0 )x 100= 450

MC: 750 – 450 = 300


MC (Percentual): (300/750)x 100 = 40


Isso significa que a cada 100 reais vendidos a empresa obtém 40 reais em lucro.


Margem Líquida

A margem líquida tem relação direta com o lucro líquido — receita total – custo total — e as vendas da empresa. Ele mostra o percentual de lucro da empresa ao fim de um período x.


Para calcular a Margem Líquida basta:


Margem Líquida = (Lucro Líquido/Vendas) x 100


O resultado deste cálculo é o percentual de lucro líquido que a empresa teve para cada produto ou serviço vendido.

Interpretando o resultado: 

Se a empresa A faturar 10 mil, mas precisar gastar 2 mil reais em matéria prima e mais 2 mil reais em despesas fixas e variáveis durante um certo período. 


Ela terá alcançado o lucro líquido de 4 mil reais, aplicando esses valores no cálculo o resultado é 40. O que significa que a cada 100 reais vendidos 40 reais são de lucro. 

Ponto de Equilíbrio Contábil

O ponto de equilíbrio é a receita mínima que um empreendimento precisa para se sustentar, ou seja, pagar todas as suas despesas e custos.


Por meio desse indicador, é possível aferir o valor mínimo de receita total que o negócio precisa para manter suas portas abertas.


Ponto de Equilíbrio Contábil  = Despesas Fixas / Margem de Contribuição


Índice de Endividamento Geral

Este indicador se trata do percentual de bens e direitos que estão comprometidos com as obrigações da empresa.


Para entender melhor, é necessário compreender os conceitos de ativo e passivo:

  • Ativo – compreende todos os direitos e  bens patrimoniais da empresa como dinheiro no caixa, móveis, imóveis, maquinário, mercadorias em estoque (bens) e contas e empréstimos a receber (direitos);
  • Passivo – são as obrigações de pagamento da empresa como: salários, empréstimos a pagar, fornecedores a pagar, tributos.


As informações acima são fundamentais para determinar o Índice de Endividamento Geral e o Balanço Patrimonial.


Veja o Cálculo: 


Índice de Endividamento Geral = (Passivo / Ativo) * 100


Se o seu ativo vale 60 mil e o seu passivo, 200 mil, isso significa que 30% da sua empresa está comprometida com dívidas. O ideal é que esse percentual fique o mais longe possível de 100%.


Esse índice também indica as chances da empresa se tornar inadimplente.


Leia mais sobre: Despesas que a sua empresa precisa reduzir.


Índice de Lucratividade 

A lucratividade é um percentual relacionado ao lucro líquido e o número de vendas fechadas.


Índice de Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100


Índice de Rentabilidade

Com a rentabilidade, é possível aferir a relação entre lucro líquido com valor investido no negócio.


A partir do percentual de rentabilidade, o empreendedor pode saber o quanto seu investimento inicial está rendendo.


  Índice de Rentabilidade = (Lucro Líquido / Investimento Inicial) x 100


Sim, são muitos indicadores financeiros e cálculos a serem feitos, mas os indicados são essenciais para traçar novas estratégias e fazer orçamento empresarial e planejamentos do negócio.


Se você achou os indicadores complexos, não se preocupe, a JorgePla Contabilidade está no mercado há mais de 30 anos e pode proporcionar todo o suporte necessário para a sua empresa!


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